Casa do Saber



“O conhecimento é mérito do Espírito que conquistou a sua evolução material, intelectual e moral.

A vida que temos é o fruto da colheita do que plantamos em outrora, o espírito recebe segundo os seus méritos, ou melhor segundo o que conquistou no passado. A evolução moral é, ou deveria ser o alvo que todo ser encarnado busca acertar. Porém, não há evolução moral sem passar pela material e intelectual. Materialmente evoluímos através do estudo formal e ocasional, do acumulo de experiências e da aquisição de conhecimentos.
O nosso intelecto deve ser alimentado com boas informações, assim se desenvolverá saudável. A boa conversa e boas leituras deve ser parte de nossa vida social. O mérito é conquista e não dádiva. O mérito é adquirido nas ações de caridade, no amor ao próximo, na justiça com seus semelhantes. Você é o proprietário de tua colheita, detentor de suas sementes e é tempo de novo plantio, seja justo.


“Na passagem pela carne ficamos sob os cuidados de outrem que devem nos ensinar o caminho de retorno para casa do pai.

A vida que temos nada mais é que um instante da verdadeira vida em espírito trata-se de uma passagem pela matéria em que encontramos amigos de caminhada. A carne que habitamos é herança genética de nossos pais terrenos, estes que nos foram dados por Deus como colaboradores em nossa nova jornada terrena. Ficamos sob a tutela de nossos pais a quem devemos honrar e receber os ensinamentos para sermos inseridos no meio em que escolhemos para habitar. Os pais têm o dever de nos ensinar a cultura e a respeitar e amar a Deus e nossos irmãos de caminhada terrena. A casa do Pai é nossa morada definitiva e a passagem pela carne é parte do caminho que temos que trilhar. Mas, cada ser recebe a paga conforme o que produz. Assim, seja justo e colhera justiça, ame e recebera amor, doe e recebera o que precisa para sua jornada terrena


“O conhecimento material do intelecto nos leva a uma vida de paz e harmonia com o próximo.”

É certo que somos conhecedores da doutrina do Cristo Jesus, sua moral nos impele ao caminho da verdade e de auxilio ao próximo. O conhecimento não é dádiva, é sim fruto do esforço e dedicação ao estudo da doutrina, é busca natural do espírito por compreender a sua existência terrena. O intelecto é físico, material e humano, é o local onde se guarda os conhecimentos adquiridos. Mas, é também a porta de entrada para a consciência e instrumento fundamental para a mediunidade. A paz na vida terrena só será conquistada se o intelecto for preenchido de conhecimentos que respondam as questões do prosseguimento da vida. A harmonia com o próximo será o fruto da gratidão, pois, cada ser que passa pela sua vida é uma oportunidade de aprendizado para sua evolução moral. Sua família lhe recebeu e te educou, colaborou com a oportunidade da vida que lhe foi dada por Deus.


“O conhecimento religioso do Espírito nos conduz a um estado de conexão com as energias do universo.”

A religião que tu estás inserido é o primeiro passo para conhecer a Deus. Porém, é necessário viver segundo a moral do Cristo que é nosso grande exemplo para chegarmos ao Pai. Religião significa religar e só podemos religar o que está desligado. Portanto, estamos desligados da energia de Deus e é necessário reestabelecer esta ligação, que só pode acontecer através de Jesus, o Cristo e salvador dos homens.   A conexão a Cristo passa pelo conhecimento dos seus ensinamentos, o seu Evangelho, sua doutrina para a vida terrena que leva a conquista da morada junto ao Pai em seu Reino Celeste. Tal qual, necessitamos de água e alimento, também necessitamos de luz e relações sociais. Assim, também é certo que necessitamos da energia criadora do universo, a energia que emana do próprio Deus. Para tanto, o aparelho só se conecta se estiver bem físico e moralmente.


“O conhecimento em seu plano material é acumulo de saber, cultura, inteligência, em nosso é sabedoria.”

No plano terreno o conhecimento é estudo que leva ao desenvolvimento do intelecto que passa a acumular teorias, experiências, saberes específicos para o caminhar da vida. O intelecto é dotado de inteligência, ou seja, capacidade de receber e decodificar informações do meio em que está inserido, assim cria um padrão para sua intervenção na cultura da sociedade que escolheu para viver e evoluir. Este acumulo de saberes são submetidos à avaliação da consciência e sua juíza lhe apresenta a resposta para que tu possas agir socialmente, através da emanação de pensamentos e sentimentos. No plano espiritual não se fala em conhecimentos, mas sim, em sabedoria que se adquire ao longo das suas existências. A sabedoria se adquire na prática do dia-a-dia da vida e não no banco de estudos. Portanto, a sabedoria não é teórica, ela é o fruto da prática da vida.


“A casa do saber é o local onde a sabedoria emana da consciência.”

O pensamento é fruto do intelecto ou da consciência? Quem controla o pensar, o animal ou o espiritual? Estas são questões que devemos saber as respostas, pois, elas norteiam a nossa vida terrena. A consciência é a ligação do espírito como o corpo, ela não se localiza no intelecto, mas sim, no espírito e podemos dizer que ela emana o pensamento através da glândula pineal, que é material/animal. Assim, o pensamento é fruto do intelecto, mas passa pelo crivo, análise da consciência.    A sabedoria é fruto da experiência que o espírito carrega de sua viagem de evolução pelas encarnações e vivências no plano espiritual. A casa do saber está localizada entre dois planos o físico e o espiritual, pois ela pode ser acessada de ambos, ela carrega conhecimentos e sentimentos e é o ponto de ligação com as energias do universo e dos nossos amigos e inimigos.


“Sabedoria é experiência de vida do Espírito, é conhecimento que o viajor acumula ao longo de sua trajetória.”

O viajor da trajetória de sua própria evolução recebeu dois corpos, veículos para sua viagem que hora está na matéria e hora está no plano espiritual. Ainda recebeu o porta bagagens que é a consciência, parte que transita entre os dois planos e carrega o necessário para a vida do viajor. Assim, quando nos defrontarmos com o dono da messe o que teremos para lhe apresentar como sabedoria adquirida ao longo da viagem? Ainda será necessário prestar-lhe contas dos corpos que recebemos. E tal qual, um cavaleiro que cuida do seu cavalo para chegar ao fim da viagem e ter o animal preservado para outras viagens, nós também temos que preservar o corpo animal/material e perispirítico que habitamos. O caminho é longo, mas vós estais preparados para a caminhada e podes exercer a tua mediunidade como caridade aos irmãos e adquirir bagagem na prática.


Conclusão e mensagem final

Seus amigos são muitos e devotados no trabalho da messe do Senhor, assim trabalhe vós também na seara do bem e será merecedor do caminho mais justo e sereno para casa do Pai. A vida é passagem pela carne, é busca do caminho de retorno, é lugar da conquista do porvir, é espaço e tempo de transformar a consciência e juíza justa em verdadeira casa do saber. O Deus que enviou o Cristo Jesus, também lhe enviou como os novos apóstolos da fé em uma sociedade regenerada para transformar o planeta em um local onde a justiça, o amor e a caridade possam reinar em paz. Deus é contigo, pois, tu estas no Cristo e ele em vós, paz e bem meus irmãos, pois todos nós somos filhos do mesmo Pai.


Pelo Espírito Os Presentes