“Conheça a Si Mesmo Para Evoluir”




Concluímos este pequeno estudo com o apontamento do Espírito Luiz que nos diz, “Evoluir é a meta a ser buscada”. Assim, ele nos esclarece qual é o objetivo de nossa encanação, pois, estamos encanados, vivendo na superfície como oportunidade de evoluir moralmente. Logo na sequência nos é apresentado três palavras carregadas no conceito, “Estudo, Disciplina e Gratidão”. Parece-nos que o mentor espiritual nos aponta o caminho a ser trilhado.

O estudo é o meio, o instrumental que utilizamos para adquirir conhecimento e sabedoria. O estudo também pode ser considerado o método que nos leva a conhecer a nossa atual realidade e o nosso passado. A disciplina é muito falada e cobrada nos meios esportivos, mas na vida é fundamental em todos os momentos, pois é ela que nos mantém no caminho do bem e da paz. A gratidão e o reconhecimento que Deus nos oportunizou, nos deu companheiros de caminhada, nos presenteou com um corpo saudável e devemos ser lhe grato.

Segundo Luiz “a evolução é individual, mas o trabalho é coletivo e subordinado”. Cada ser deve evoluir pelos seus méritos, pelo seu próprio esforço e merecimento, ninguém pode fazer por. Mas, o trabalho é coletivo, tanto o trabalho material para nossa subsistência quanto o da messe do Senhor Jesus a quem somos subordinados, pois, ninguém vai ao Pai se não for por ele. Jesus é a porta de entrada para o Reino do Pai, ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

“Teu corpo é a morada da alma!” O corpo é o instrumento que recebemos de Deus, com ajuda de nossos pais biológicos para que o nosso Espírito pudesse habitar na superfície da terra e Luiz nos pergunta. “Que tu tens feito com ele?” É importante refletirmos o que temos feito com nosso corpo, ou ele é apenas veiculo para o nosso prazer e instrumento para atacarmos os nossos inimigos. “Onde tu tens usado o instrumento que tu possui para tirar a dor de teu irmão?” Luiz nos ensina que o corpo é instrumento para tirar a dor de nosso irmão. Mas, qual dor? A física? Não! A dor da solidão, da falta de amor, do abandono, da tristeza e da angustia. Como tirar está dor? Através do amor incondicional, da caridade, da compaixão, do acolhimento e da emanação de paz e luz que teu Espírito possui.

Está frase “Não te importas com quem tu andas”, nos leva a refletir o que é verdadeiramente é importante em nossa vida. Por que independe da família em que nascemos, dos bens materiais que possuímos, dos amigos que temos e do trabalho em que estamos. Mas, o importante é o que você “está fazendo a teu irmão”, pois, disse Jesus: ame a teu próximo como a ti mesmo.

Luiz nos alerta, “Não digas com quem tu andas, pois não sabes”. É fato que não conhecemos as pessoas com quem nos relacionamos, não sabemos quem são os Espíritos encanados e desencarnados que trilham o caminho de evolução conosco. Portanto, “reflitas o que tu anda fazendo e saberás”, se analisarmos nossas atitudes e escolhas, saberemos qual a índole do nosso Espírito, tanto quanto, se analisamos a postura dos que estão ao nosso lado podemos ter uma ideia de quem são, esta reflexão sobre a nossa trajetória é importante para nos reconduzir ao caminho da evolução moral.

Independente da nossa reflexão Luiz nos pede, “Sedes bons, pois a bondade sempre agrada a Deus”. Se ainda não adquirimos conhecimento e não sabemos qual caminho seguir, a bondade é o passo a ser dado. “Portanto, na vida o primeiro passo e fazer o bem e o segundo é descobrir a missão”. Qual é a minha missão? O que é uma missão? No parágrafo inicial nos é apontado que o objetivo da vida encarnada é a evolução. E a missão o que vem a ser? Durante a nossa trajetória na vida traçamos metas e planos, mas muitas vezes o “destino”, ou melhor, os desígnios de Deus, as orientações de nossos amigos e mentores espirituais nos conduzem a outro caminho, nos oportunizam outro trabalho que não o que desejamos, estes são indícios que podem levar a descoberta de sua missão na terra. “Na tentativa de encontrar seu caminho tenha no amor ao próximo a sua maior virtude”, com certeza o amor ao próximo é o que Deus deseja que todo ser humana pratique em sua vida encarnada.

“Cada ser humano vê o mundo que deseja e busca conhecer”. Os acontecimentos de nossa vida ocorrem primeiro no pensamento, portanto, a frase acima é bem verdadeira, pois ninguém consegue ver o que não deseja ver e só pode conhecer o que busca. Assim, a que segue também é real, “só podemos colher o que plantamos”. O momento que vivemos hoje é fruto do ontem ou de outrora, pois o emprego em que estamos reflete a dedicação que tivemos em nossos estudos, a família que integramos reflete o cuidado que tivemos na escolha de nosso companheiro (a), da educação que dispensamos a nossos filhos. Quando me referi acima em outrora estava fazendo alusão a vidas passadas, pois os nossos amigos ou inimigos foram constituídos em outras vidas e ainda é certo que “atraímos os semelhantes”. O nosso corpo possui energia, o períspirito é composto por energia e o Espírito é uma das fontes desta energia, assim esta energia que permeia todo nosso ser só pode se conectar a energias semelhantes. Portando, “digas o que tu pensas e saberemos quem tu és”. O pensamento é energia e é sua conexão com a energia cósmica e Espíritos afins.

Na vida “você, somente você é responsável pelo que cativas”, ninguém será responsabilizado pelos seus atos perante Deus, seus mentores e amigos espirituais, bem como sua própria juíza, a sua consciência que lhe condena aos mais severos sofrimentos, pois ela não suporta a injustiça e a maldade. “Nesta, tens responsabilidade pelo que faz, pelo que não faz e pelo que impede ou incentiva outros a fazer”, veja o tamanho de tua responsabilidade em estar na superfície da terra e da oportunidade de estar encarnado. A vida é uma dádiva de Deus que deve ser vivida com responsabilidade, pois o corpo que possui deve ser controlado por ti, para não adquirir vícios, inimigos e se prender aos bens materiais.

Finalizando esta pequena reflexão Luiz nos propõe, “conheça a si mesmo para conhecer os que lhe cercam e assim conhecer a Deus”. Com certeza se tu sabes as energias que emanas, também saberá as que atraem e assim saberás os Espíritos que lhe cercam, portanto terás uma visão do Deus que desejas conhecer, pois tu só conheces o que desejas. “A nossa história do ontem tem relação com o que vivemos hoje e o ontem e o hoje é a previsão do amanhã”.

“Deus nos abençoe nesta longa caminhada da evolução que trilhamos juntos há séculos”.


Pelo Espírito Luiz