Primeiros Versos




O orgulho leva o homem às glorias na vida?
Aquele que é exaltado já encontrou sua Gloria!
Abandone o orgulho e a busca das glorias na Vida.
Seja humilde de coração e de alma,
e encontraras a Alegria e a Paz.


Oração

Senhor!
Justo e fiel!
Deus do Amor e da Bondade.
Amparados por Jesus e os Mensageiros da Luz.
Com os amigos presentes e ausentes lhe pedimos.
Discernimento, Justiça e sabedoria nas escolhas e decisões da vida.
Que eu possa ser justo em minhas atitudes para que ninguém seja prejudicado.
Que eu tenha discernimento e sabedoria nas minhas escolhas, que elas sejam fruto da justiça e do amor.

Senhor!
Quero apenas o necessário para cumprir a missão que vós me confiastes.
Que a alegria e a paz estejam em nosso caminho.


Retorno ao Índice

Os ensinamentos do Cristo Jesus

“Não amem o mundo e nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele”. “Vocês sabem que Jesus é justo; reconheçam, pois, que todo aquele que pratica a justiça nasceu de Deus”. “Desse modo, se torna claro quais são os filhos de Deus e quais são os filhos do Diabo: todo aquele que não pratica a justiça, isto é, que não ama ao seu irmão não é de Deus”.

“Não estranhem irmãos, se o mundo odeia vocês. Nós sabemos que passamos da morte para vida, porque amamos aos irmãos. Quem não ama, permanece na morte”. “Não amemos com palavras, nem com a língua, mas com obras e de verdade”. “Para saber se alguém é inspirado por Deus, sigam está norma: fala da parte de Deus todo aquele que reconhece que Jesus Cristo se encarnou”. “Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do maligno”.


Os ensinamentos dos Espíritos

A vida que tem foi você quem escolheu. Você pediu as provas, agora deves ter responsabilidade com suas escolhas. Tu tens facilidade em impor suas opiniões, mas dificuldade em ouvir os conselhos, não deve fugir da responsabilidade que lhe foi dada, só a você pertence à decisão.

Tu tela mental esta aberta, em suas decisões corretas ou incorretas são outros que lhe tomam a mente. Quer fugir do compromisso assumido? Vai voltar para o começo? Recomeçar e percorrer o mesmo caminho? Teimosia não leva a nada. Mas, proteção da tela mental não lhe deixa tão vulnerável.

É necessário aprender controlar a mente, a sua e a de quem está próximo, só o controle da tela mental vai te proteger. Precisa ouvir e praticar, só ouve e não praticar lhe deixa no mesmo lugar. Na verdade, o Espiritismo não traz felicidade, como também o mestre veio dividir e não unir. Não fique assustado, coração em paz consegue trabalhar. Precisa conhecer melhor o outro lado, porque pensas errado e podes errar novamente.

Todos nós estamos amparados e precisamos aceitar este amparo para seguir o caminho e cumprir as provas de evolução moral. Não cometer o mesmo erro novamente, pois, você é o principal interessado. Se você não der os passos necessários não evolui. Mas, agora está protegido, cuidado e amparado. A ajuda pedida está com você, agora é só percebê-la e recebê-la.

Há pessoas que brincam, corre e se diverte com as estripulias da vida. Mas, tu que és homem de bem e busca a casa do pai, deves ser exemplo a ser seguido. A Luz de Cristo deve resplandecer em ti, pois assim, só terás Espíritos bons a seu lado, os “outros” que se aproximarem de ti, não permanecem. A Luz que emana dos teus atos deve ser exemplo aos teus irmãos menos evoluídos, assim eles terão em ti uma fonte de água viva e luz brilhante para seguir adiante.

Aquele Espírito que brinca em tua casa, aprende com você o que ele fará em sua nova encarnação, portanto seja responsável nos teus atos. A bondade é o primeiro passo para a Caridade, que é o primeiro degrau para evolução moral, que leva a busca da perfeição. Não esqueça que o Espírito que brinca e corre em tua casa está com vocês.


A Humildade é uma Virtude

“Deus, que é justo, não pode receber da mesma maneira aquele que desconheceu o seu poder, aquele que humildemente se submeteu às leis, nem aquinhoá-los por igual.” “Ao dizer que o reino dos céus é para os simples, Jesus ensina que ninguém será nele admitido sem a simplicidade de coração e a humildade de espírito;” “Aquele que quiser ser o maior, esse seja o vosso servidor; e o que entre vós quiser ser o primeiro, seja o vosso escravo; assim como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em redenção de muitos.”

“Bem aventurados os pobres de Espíritos, porque deles é o reino dos céus.” “Todo aquele, pois, que se fizer pequeno (...) será o maior no reino dos céus.” “É que (...) levaram consigo, ao morrer, aquilo que unicamente constitui a verdadeira grandeza no céu, e que nunca se perde: as virtudes;”

Espírita busque o seu lugar de servo na caridade e no amor ao próximo, pois, somente assim lhe será apresentado um novo degrau na longa escada da evolução moral.

“Precisamos entender pelos primeiros os humildes, os que se humilham diante de Deus e não se consideram superiores aos outros;” “Deus não quer abrir-lhes os olhos à força, pois que eles gostam de os terem fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angustias das travas, reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho para vencer a incredulidade, Deus emprega os meios que lhe convêm segundo os indivíduos.”

“O orgulho é venda que lhe tapa os olhos.” Deus, “não abandona os filhos perdidos, pois sabe que, cedo ou tarde, seus olhos se abrirão; mas quer que o façam de vontade própria.” Buscai o conhecimento necessário para que possa abrir-lhes os olhos e ver Deus na simplicidade da vida e nos irmãos necessitados, não só de bens materiais, mas dos cuidados para alma.

Não busque a gloria ou os títulos, pois não os levara contigo. Na bagagem somente tem espaço para as virtudes. Seja humilde de coração e na simplicidade do amanhecer encontre Deus e compreendas que somente lhe será apresentado um novo degrau na evolução moral se for digno de tê-lo. Reconheça que tudo que tens provem de Deus, pois o instrumento que habita foi gerado e esta nele pela lei divina, nada a ti pertence. Sua evolução foi provida pelos desígnios do Onipotente que recebestes e praticastes. Porém, as leis da Justiça e da Bondade caminham juntas. Portanto, deves de graça oferecer o que de graça recebeu. Assim, a orientação e ajuda que recebeu em sua evolução e agora é à hora de retribuir aos irmãos necessitados. Deus é Justo!


A Humildade e o Respeito

Humildade palavra carregada de conceito, porém basta apenas o respeito aos irmãos encarnados e desencarnados. Humildade: Respeito à vida e a vontade interior, desejo de Deus. Desejo que encontremos o caminho da Justiça, do Amor e da Caridade. Respeito pela natureza em sua beleza e energias da Água, do Ar, da Terra e do Sol. Energia que brota do Desejo de Deus. Respeito a Deus que se faz presente em nossa vida, em nossos atos e palavras. Presente em nossas escolhas, mesmo que nós não o escolhemos. Respeito pelos que passam em nossa vida cumprindo suas provas de resgate, evolução moral, ou resgate por erros que cometemos juntos.

Respeito a Deus, quando escolhemos os lugares que frequentamos e os ditos amigos que deixamos entrar na nossa vida e levar nossa energia. Energia de Deus!
Respeito pela justiça que manda “daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. E nós o que fazemos, jogamos “perolas aos porcos”? Humildade carrega o conceito do respeito ao próximo, porém respeito é Justiça. Pois, Deus é justo e habita em ti, na tua Vontade Interior.

Quando tu conquistar a tua passagem, o que responderas ao Mestre sobre os talentos que recebestes para trabalhar na Vinha. O que responderei sobre o respeito aos irmãos, o que poderei falar da Justiça, do Amor e da Caridade. A ele o Onipotente, Senhor do Tempo e do Espaço, a minha vida a ele pertence, pois tudo brota da Energia e a ela Voltará. Com a vida que me deste conquistei o falar, o trabalho, os bens materiais e os amigos.

A vida a quem pertence? Portanto, o que tenho falado? Uso os conhecimento que tenho para servir ou para usufruir? Os meus bens foram conquistados de que forma? Qual o meu projeto de vida? Humildade é reconhecer que tudo a Deus pertence e a Sua Vontade está na Evolução Moral da Humanidade. Portanto, evolua! Porém, contribua com a evolução de teu irmão, pois o mestre nos pediu que “quem têm duas túnicas de uma a teu irmão” e nos lembrou que “quem não tem pecado, atire a primeira pedra”.