Existência



O que é a Vida?


Viver é se submeter às limitações da matéria, é abandonar a liberdade do Espírito e aceitar o julgo da herança da humanidade.
     
Ao reencarnarmos somos lançados em uma cultura, numa família que possui valores, os quais absorvemos na construção de nossa personalidade. Somos um misto de conhecimentos inatos e adquiridos, refletimos o meio em que estamos imersos e apenados.

Somos obrigados – por que aqui estamos para aprender – a emitir julgamentos e fazer escolhas a todo o momento. A realidade para nós apresentada é instrumental, meio, oportunidade de aprendizado do bem. Mas, como podemos aprender o bem se somos maus?

O Cristo transformou água em vinho! E vós tendes medo de mudar o curso de tua existência? O Cristo no apresentou o Pai que é Amor! E vós tendes medo de amar o irmão?

Por acaso você pagaria salário aos presidiários? Portanto, não queira receber algo em troca. Daí de graça o que de graça recebem, pois, esta é a chave de tua libertação.


Viver é Dramático!

Tu tens medo da morte que é apenas o fim de uma jornada de trabalho na Seara do Senhor, Mas, e a vida, dela tu não tens medo? O medo é a tua segurança, pois, para superá-lo buscas o aprendizado e consequentemente evolui.

A vida é um drama, pois, de tudo esqueces. O que faria um homem que perdeu a memória e não sabe onde está e não consegue voltar para casa. Seria obrigado a submeter-se a muitos testes e provas, se conseguir lembrar, lhe será revelado o passado. Assim, acontece quando nascemos, temos que encontrar o caminho do bem.

O drama da vida está na obrigação de acreditarmos em uma realidade que não se vê. Somos cegos e para caminhar precisamos de ajuda para sermos conduzido ao caminho, então os nossos sentidos materiais inexistem, pois, o Mestre que nos aponta o caminho só será visto através dos olhos da fé.

Assim, o drama da vida está em confiar a sua existência a guias que tu não conheces, ou abrir mão dos sentidos da matéria e seguir o Cristo Jesus através da FÉ. Portanto, necessitamos conhecer e interagir com o invisível.

A realidade em que tu vives é uma prisão, está apenado na carne e necessita da chave para sua libertação.


Mas, não há escapatória!

Não é possível ao homem outra alternativa que não seja caminhar na direção da Luz. Estamos na escuridão do mundo e ao longe a Luz do Cristo brilha e uma multidão se aglomera para se aproximar da Luz.

A nossa tarefa é descobrir como chegar na Cristo, se aproximar dele e ouvir a sua voz que fala do Reino do Pai. Não há outro caminho a não ser organizar a multidão, pois, o Cristo é único e nos somos muitos.

O projeto do Espiritismo é criar pequeninos pontos de Luz, onde pequenos grupos se organizam e aguardam as instruções dos mensageiros da Luz. Para que o tempo não se tone um fardo pesado, os mensageiros nos orientaram a esclarecermos nossos irmãos da existência do Projeto do Cristo e a este trabalho foi dado o nome de Seara do Senhor.

Aguardamos pacientes o momento em que seremos convidados a estar na presença dos mensageiros da luz e apresentarmos os nossos valores e virtudes e se formos dignos progredir para um local de trabalho mais próximo da Luz.

Mas, não há escapatória, ou progredimos ou permanecemos longe da Luz, na escuridão do mundo submetidos as sensações e a dor.


Nascestes! Encontra-se Reencarnado.

Ao nascermos concordamos com nossa imperfeição e nos comprometemos a freqüentar a escola da vida. Portanto, a reencarnação deveria ocorrer com a nossa participação. Mas, não aceitamos a nossa incompletude e recusamos a oportunidade da vida.

Assim, nascer é muito mais doloroso que morrer, pois, quando daqui partimos carregamos as lembranças e quando de lá viemos nada nos foi permitido trazer, até mesmo a forma física nos é tirada.

Nascemos apenas com a capacidade de aprender, isto é, apenas a capacidade de aprender constitui a nossa bagagem na chegada, por longo tempo somos privados de nos comunicarmos e só há liberação da fala quando o esquecimento for completado.

Reiniciamos uma nova trajetória em que a progressão depende de nossas escolhas. Portanto, avalie quem são os que lhe rodeiam. Agradeça os que te receberam. Caminhe lado a lado com os que lhe apontam o caminho.

A justiça, o amor, a caridade, o perdão, a gratidão, o trabalho e a amizade são elementos, valores, instrumentos para construir, pavimentar o caminho por onde vós deve caminhar para chegar a Luz, que só é possível através dos mensageiros da Luz.


A vida é o que preparamos.

O homem só pode colher o que plantou! Por acaso um lavrador que ficou o ano todo sem cultivar a terra terá uma colheita para apanhar os frutos. Ou sua terra estará coberta de pragas e ervas daninha?

Assim, também é a vida dos homens que vem ao mundo e não cultivam as boas amizades, não praticam a gentileza, o perdão, o amor, a caridade, não carregam a gratidão pela oportunidade da vida.

Pode o Senhor da vinha pagar o salário igual ao trabalhador que não comparece a Seara, igual ao que esta sempre presente nas fileiras da pratica do bem?

Que fique claro que se vós são discípulos do Cristo e estão nas fileiras dos que acreditam na reencarnação, saiba que hoje estas preparando a tua vinda no amanhã, pois, tal qual o lavrador estais preparando a terra para ser lançado qual semente em tua próxima existência.

Os amigos ou inimigos de agora serão tua família em tua vida futura. Ainda podem se tornar seu amigo Espiritual ou perseguidores em busca da caridade e do perdão. Cuidado com o que está plantando, pois, será a tua colheita.


Não Reclame, Viva com Amor.

A lamentação não lhe é útil para o caminhar em direção da Paz e da Luz, mais ao contrario ela lhe remete em direção a escuridão do passado e lhe atravanca o caminho do progresso.

A vida é escola, oportunidade de aprendizado na Seara do Senhor, não abandone o caminho que pode te levar a prática do amor, pois, viver é a única maneira de chegarmos a casa do Pai.

Hoje estamos como o filho, prodigo que abandonou o casa do pai e está peregrinando pelo mundo gastando os talentos que recebeu por herança. Porém, o pai nos espera receber de volta em sua casa e fará uma festa com nossa chegada.

Mas, de volta ao lar que nos gerou só nos resta a capacidade de amar e servir. Assim, o serviço na Seara de Nosso Senhor é a oportunidade de receber o devido salário para comprar a passagem de retorno a casa do Pai.

Portanto, não reclame! Seja grato pela oportunidade de trabalho que recebeste e trabalho com amor e o Pai saberá recompensá-lo com o que necessitas para caminhar no caminho da Luz.


A vida é o fruto de tua Razão.

Que é a razão, se não o caminho da lógica, ou a aceitação das leis que governam o mundo material. A cada ação temos uma reação. Vivemos na faixa vibratória da ação e reação, submetidos a lei da atração, onde semelhante atrai semelhante.

Qual a razão que praticas em tua vida? Qual é a sua verdade? As tuas crenças produzem a tua realidade. Os teus pensamentos são energias emanadas para o universo a buscar os sentimentos para preencher o seu coração. Assim, a razão é o saldo/reação que vai receber.

O fruto de rua colheita é o produto de tua vida. Pode o homem analfabeto ser o médico que cuida de sua saúde? O homem que não acredita no Cristo será capaz de emanar as energias de Paz, de Cura e de Luz que o discípulo fiel e dedicado ao aprendizado um dia alcançara?

Quem planta Amor, colhe gratidão e paz. Quem planta discórdia colhe ódio. Como é conhecido de vós o provérbio que quem planta vento colhe tempestade. Viva no Amor, na Caridade e colherá Paz e Luz.


Sua vida é um canteiro a ser cuidado.

Tua vida terrena inicia com a busca de uma família que te receba. Sua aproximação acontece e após a concepção é geração da matéria que teu Espírito e aquele que te recebeu têm capacidade de gerar, inicia-se a trajetória de sua existência.

Neste canteiro que é a vida, um espaço onde cresce as almas em busca de espaço e luz, se estabelece as relações de cumplicidade, amor e ódio, pois, o canteiro da vida é comunitário/social, as individualidades se tornam coletivas na família.

A partilha de espaço, a distribuição do alimento, a responsabilidade do cuidado, tudo se torna oportunidade para o exercício da tolerância, do amor e da caridade. Ainda em muitos casos temos que cuidar da erva daninha do vicio para que a planta não seja lançada ao fogo.

Cuide de tua vida com amor, cuide de tua família que te gerou. Construa laços de amizade, transforme inimigos em amigos, pratique o perdão e a gratidão, pois, por mais difícil que seja a convivência, foi esta que te recebeu e te gerou a vida.


Lançai boa semente em tua terra.

Quais pensamentos tu emana? Quais palavras vós profere? Quais sentimentos brotam de teu coração? As três vertentes apontadas são as formas de nos relacionar com a realidade que nos rodeia.

Quando nos é solicitado para lançar boa semente, somos chamados a refletir sobre a forma que me relaciono com os que me cercam. Tua sabes o que é uma boa semente, ou quando vai a feira escolhe as frutas podres. Portanto o que deseja para ti, oferecei primeiro ao próximo.


Cercai teu canteiro de bons amigos.

Quem são os que têm permitido que entre em tua vida? Quem são os que estão caminhando lado a lado com você? Se buscarmos caminhar juntos de bons espíritos, certamente caminharemos por bons caminhos e teremos bons exemplos.

Mas, se nos cercamos de viciados e depravados, certamente freqüentaremos casas de perdição, onde nossas energias serão usadas para fins não lícitos aos olhos de Deus. Cercai-se de bons Espíritos encarnados e desencarnados, estai no meio dos são da falange do Cordeiro.


Preparai teu coração para o Amor.

Pode uma boa semente aflorar em uma terra infértil? Portanto, adotai a prática da oração, vivenciai os ensinamentos do Cristo, buscai a compreensão e a paz.

Preparai o coração para o amor, não para receber, mais para doar, pois, toda criatura é obra e criação de Deus e o Pai os ama.

Assim, amai a criação de Deus porque ele também lhe ama. O amor reconstrói os laços rompidos, seja o discípulo da gentileza e do amor.


Regai tua vida com conhecimento.

O conhecimento, as virtudes e sentimentos são a nossa bagagem na hora da partida e medianeiros de nossa relação como mundo que nos cerca. Busque conhecer os seus pensamentos e sentimento e saberá que és. Busque conhecer a história da humanidade e saberás o planeta que abitas.

Conheça os ensinamentos da doutrina Espírita e encontraras a porta para o invisível. Conheça o evangelho do Cristo e lhe será permitido dialogar com ele. O conhecimento é a chave do progresso e a porta de entrada para a tua evolução.


Cuidai do corpo e do Espírito.

É claro para todo Espírito que somos constituídos de matéria e Espírito. Portanto, o cuidado também deve ser dual e consciente. A matéria emprestada para ti voltará a natureza e deve lhe servir ate o final da viagem. O espírito não pode ficar vogando sem destino quando teu corpo adormece. Busque o conhecimento e controle os locais em que frequenta.


Boa alimentação e oração.

O corpo necessita de alimentação de boa qualidade e em quantidades adequadas, muitas doenças físicas são evitadas pela prática da boa alimentação.

A oração é o remédio para cura da alma, pois, a oração nos aproxima de bons Espíritos que nos provem bons conselhos e preparam um bom lugar para ti no plano espiritual.


Alegria é fruto do trabalho na Seara.

É certo que a felicidade não é deste mundo. Mas, os momentos de alegria são fruto do trabalho, pois, as nossas realizações provem do reconhecimento das virtudes e do amor. Só pode se apresentar no trabalho da Seara do Mestre Jesus aquele que estiver pronto para o trabalho da mediunidade.


Viva o drama de tua vida.

Não há como na dizer que a vida é um drama, pois, se afirmamos que estamos apenados na carne, que a encarnação é a nossa transferência para o internato da vida e os olhos são as janelas por onde o Espírito espia o mundo.

Seria uma insensatez afirmar que viver e maravilhoso, quando aquele a quem temos como Mestre e Senhor foi açoitado, condenado e pregado no madeiro como um criminoso.

Portanto, viver é dramático, é difícil. Mas, é dignificante! Se fosse fácil que méritos teriam, Se tua prova é difícil, seu mérito ao vencê-la será igualmente merecido. Ou, o Senhor do universo não é justo contigo?

Assim, os dramas da vida são oportunidades de educação dos nossos sentimentos e pensamentos, é preparo do nosso coração para recebermos a semente do amor e crescer a planta da união, da paz e da luz.

Maior drama viveu o Nosso Mestre e Senhor e hoje ele governa diversos mundos, então vamos viver o drama da vida com muita compreensão, paz, amor e ações de caridade.


Reescreva as paginas de tua história.

A reencarnação é reviver em um novo corpo, em uma nova família composta de Espíritos afins. Como se trata de um reinicio nos é retirado tudo que temos, mas são mantidos guardados nos arquivos ocultos de nossa consciência.

Partindo de um novo ponto inicia-se uma nova caminhada, viagem por entre plantas e espinhos, pântanos e desertos, sempre com um anjo protetor ao nosso lado apontando o caminho e nos amparando na dificuldade.

Assim, reescrever a nossa história é perdoar os que nos agridem, é amar os que nos odeiam, é ajudar os que nos açoitam, é amparar os que necessitam, é curar os que estão doentes, é emanar sentimentos e pensamentos edificantes.

Cada dia de nossa existência é uma pagina escrita no livro da vida, já nos disse o mentor de Chico e nos orientou a usarmos a tinta do amor para escrevermos o livro de nossa vida.

Refazer é reencarnar. Mas, nesta devemos ser melhor que antes e assim vamos trilhando o caminho de retorno para casa do Pai, até chegarmos a Luz, onde habitaremos na presença do altíssimo, o Senhor onipotente, onisciente e onipresente.


A busca só termina no final da caminhada.

Para nós Espíritos a frase acima deve significar que o drama da vida terá um fim. Porém, onde é o final da caminhada? É certo que todo fim é nada mais que um recomeço. Portanto, z nossa existência é eterna. Mas, o drama da vida é que terá fim.

Quando o planeta completar o processo de regeneração e se tornar um mundo feliz, viver não será mais dramático, antes porém, é possível por mérito do Espírito a conquista do direito de reencarnar em um mundo feliz.

Para o momento nos cabe a tarefa de domar os nosso pensamentos e sentimentos para melhorar o nosso ser e ter a possibilidade de escrever as paginas da vida com a tinta do amor.

Tua história é um celeiro repleto de semente e você é o agricultor que escolherá as sementes a serem plantadas e as que serão lançadas no fogo.

Prepare-se com o conhecimento necessário, pois, se plantar a semente errada está comprometida a colheita futura.

A vida é o jardim onde os homens estão a trabalho na Messe do Cristo. Espírita tu és trabalhador do Jardim de Deus, cuide com amor.
           
Pelo Espírito Luzia